quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Guia Quatro Rodas - Brasil

Guia Quatro Rodas foi fundado em 1965 e explora as principais rotas do Brasil e indica hotéis, restaurantes, atracções, e serviços.

O Guia Quatro Rodas, é consultado por viajantes de todo o Brasil.
Os leitores deste guia, encontram todas as informações necessárias para a melhor viagem, desde a rota adequada até aos melhores hotéis e restaurantes.

Segundo o que diz o facebook do Guia Quatro Rodas, a sua credibilidade baseia-se num sistema de avaliação que tem como base as famosas estrelas e o Guia coloca a questão : " pode haver um instrumento de consulta mais credenciado para quem gosta de viajar no Brasil ?"

Já na primeira edição em 1996, o Guia trazia as melhoras marcas que o consagrariam, avaliando e classificando restaurantes, hotéis e atracções. A credibilidade baseou-se desde a sua primeira publicação, no comportamento ético irrepreensível e sempre testou os estabelecimentos sem se identificar.

Segundo o que o Guia Quatro Rodas diz, no facebook, a sua missão é oferecer a melhor experiência em informação e serviço para viagens, turismo e orientação com mapas e plantas do Brasil, cumprindo com o leitor o compromisso expresso nas capas do Guia Quatro Rodas: " A gente vai antes para você ir melhor".

Esta é uma breve apresentação do Guia Quatro Rodas, que é publicado pela editora Abril, no Brasil, para o podermos conhecer um pouco e saber qual a sua missão.

No entanto, no dia 12 Dezembro 2011, numa visita ao nosso Blog, a Sra. Cíntia deixou-nos um comentário, que vamos passar a transcrever:

" No último dia 09 de Dezembro de 2011, eu e meu marido fomos para a cidade de Parati - RJ.
De posse do Guia Quatro Rodas Brasil, edição 2010, fizemos nossa reserva no hotel POUSADA VILLAS DE PARATY.
Tal hotel aparece no Guia como sendo o terceiro melhor de Parati, tendo recebido a classificação de duas casinhas vermelhas ( o que significa um local de médio conforto cujo ambiente é agradável). Diz o texto daquela publicação:

" O nome não poderia ser mais apropriado: o lugar parece uma vilinha, com quartos divididos em blocos. Ideal para quem viaja com crianças, a pousada conta com parquinho, piscinas e casa de bonecas. Outro diferencial é o restaurante, onde funciona uma cervejaria: dá para conhecer o processo de produção da bebida e até prová-la."

Feito o check in, ao adentrarmos no quarto, que segundo o recepcionista era da categoria luxo, ficamos chocados. Certamente o avaliador do Guia Quatro Rodas ou não visitou pessoalmente o hotel ou se o fez, preocupou-se apenas com a cervejaria e com a área externa do hotel, uma vez que o quarto, que era um lixo, nunca poderia ser classificado como sendo agradável e de médio conforto, conforme passo a descrever:

Tratava-se de um quarto pequeno, de mobiliário super simples (do nível dos que são vendidos em lojas de móveis populares). O box do banheiro era de acrílico e as toalhas, de tão usadas, estavam puídas. O lençóis estavam úmidos, quase molhados, de modo que tivemos que estender as toalhas sobre os travesseiros para tentar diminuir a sensação de desconforto. Uma das paredes do quarto apresentava sinais de bolor (umidade/infiltração) junto ao rodapé. As cortinas e bandeaux apresentavam uma camada de pó superior a um dedo de espessura. E o pior de tudo, realmente, era o cheiro insuportável de mofo, que parecia que ia nos asfixiar. Em resumo, fizemos o check in no início da noite e no dia seguinte, logo cedo, fomos embora correndo daquele local lastimável.

Francamente, classificar um local daquele como sendo o terceiro melhor de Parati, é um desrespeito com os demais estabelecimentos hoteleiros daquela cidade. O guia Quatro Rodas deveria dar menos atenção à quantidade de itens de lazer que um estabelecimento possui, e valorizar mais o estado de conservação dos mesmos.

E o pior é que esse não foi o primeiro "mico" que pagamos ao seguirmos as indicações do Guia Quatro Rodas. Em 2009, nos hospedamos no HOTEL MUXARABI, na cidade de Extrema - MG, que, segundo o Guia, seria um hotel simples, mas de ambiente agradável e com vista panorâmica. A "vista panorâmica", na verdade, era a vista para a Rodovia Fernão Dias e para o parque industrial daquela cidade. De agradável, o local não tinha nada. Parecia um hotel abandonado, tudo sujo e mal conservado (um ótimo cenário para um filme de terror). O quarto cumpria à risca o enredo dos hotéis mal conservados: muito pó e mal cheiro. Nesse item, todavia, o Hotel Muxarabi se superou: ao sentarmos na cama, percebemos que ela estava molhada (chegamos até a suspeitar que alguém ou algum animal tivesse feito xixi na cama), foi quando um grandioso pingo d´água caiu sobre nossas cabeças e revelou o mistério: havia nada mais nada menos que uma goteira sobre a cama. Daquela vez não chegamos sequer a pernoitar no dito hotel, fomos embora imediatamente!

Bem, se fosse elencar todas as classificações absurdas e equivocadas de hotéis e restaurantes com as quais me deparei ao seguir o Guia Quatro Rodas, daria para escrever um livro, por isso, paro por aqui.

Ao Guia Quatro Rodas deixo a seguinte solicitação: que revisem e aprimorem os critérios de classificação dos hotéis, dando mais valor à conservação das edificações e à qualidade dos serviços prestados.

E aos usuários, aconselho: NUNCA CONFIEM NAS CLASSIFICAÇÕES DO GUIA QUATRO RODAS.
Sempre façam pesquisas nos sites e se possivel ( caso não seja temporada ) conheçam in loco o hotel antes de fazerem a reserva ( principalmente se o pagamento for antecipado ), do contrário correm sérios riscos de entrarem numa fria ( ou numa molhada, como foi nosso caso ).

Cíntia "

Agradecemos à Sra. Cíntia a visita ao nosso blog

Tal como a Sra. Cíntia disse, aos leitores do Guia Quatro Rodas, também nós aconselhamos, não só para este guia mas também para outros guias, que não deixem também de fazer pesquisa e consulta em pormenor dos estabelecimentos para onde pretendem ir e ter uma perspectiva e até melhor aconselhamento.
Hoje em dia, através da ferramenta internet, conseguimos obter informações de diversos sites, forums, comentários, sobre um determinado hotel ou restaurante, isso são grandes ajudas e conhecimento que obtemos.

Agradecemos a vossa vossa visita ao nosso Blog e ficamos gratos por deixarem os vossos comentários.

A vossa participação é importante para todos.

1. CUIDADO!

Há cerca de três meses minha esposa, através da Groupon, reservou (e pagou antecipadamente) três dias e duas noites (dia 13/10 a 15/10), no Alcalá Plaza Hotel, em Campos do Jordão. Como os Srs./Sras. podem ver no site do hotel, ele parece bem agradável. Chegando lá, mostraram-nos um apartamento sujo e com mau odor. Pedimos uma troca e nos mostraram um outro em iguais condições (as fotos podem ser vistas em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3019868260933&set=a.3019857140655.2157149.1389452993&type=1&theater.
    Fomos obrigados a procurar outro hotel e acabamos ficando na Pousada Piano Piano, que recomendo.
    Quanto ao Alcalá Plaza, apesar de nos termos retirado duas horas após chegar (apenas o tempo necessário para pesquisar outro hotel), eles se negaram a devolver a quantia pré-paga e alegam que estava tudo "em ordem".

2. Existe uma Pousada com selo de Charme em Campos do Jordão chamada Canada Lodje,que foi dada pelo 4 rodas, um absurdo, é uma pousada tematica, para adolecentes, não tem lareira e muito menos banheira nos quartos.Foi mais um mico do 4 rodas, ela pode ser boa mas o que não tem é charme, se é que o avaliador entende por charme um local para adolecente, fiquei muito chateado e e alerto aos casais que procuram silencio e tranquilidade e Charme, esta esta não é a pousada. 4 rodas saiba definir as coisas.

Obrigado por deixar os seus comentários!
A sua participação é muito importante!